Rua Benjamin Constant, 26 - Centro - Salto - SP - Fone: (11) 4029.2148 - finott@finott.com.br
  • O Estúdio
  • Tattoo Shop
  • Biossegurança
  • Tattoo
  • Maquiagem Definitiva
  • Piercing
  • Fotos
  • Contato
Tattoo

TattooAntes da tatuagem é importante conversar com o tatuador, não guarde dúvidas e peça sugestões.
Caso a tatuagem que pretende fazer seja para cobrir cicatrizes e manchas, consulte seu dermatologista antes.
Tatuagem de bandas, times, nome de namorado (a), devem ser feitas com muita consciência, pois existe um grande risco de se arrepender.
Não fazer o uso de drogas em hipótese alguma, elas não irão aliviar a dor e poderão atrapalhar o trabalho que está sendo feito.
É aconselhável o mínimo de pessoas no local onde será feita a tatuagem, por questões de higiene.
Ter paciência é a chave do negócio.

Como cuidar de sua tattoo

A tatuagem é uma expressão de arte que, de forma definitiva, vai fazer parte de você. Para conservar suas cores e a beleza de seus traços alguns cuidados são indispensáveis.

Logo após a sessão

O profissional fará um curativo sobre a tatuagem, que só deverá ser removido após 2 horas. No banho, lave com água e sabonete Protex, enxágüe bem e seque com uma toalha limpa e macia. ESFREGAR o local é proibido!

 

 

No período de cicatrização

  • Após lavar o local com sabonete Protex, secar e passar uma camada bem fina de Pomada cicatrizante.
  • Não comer alimentos gordurosos e condimentados (chocolate, derivados de carne suína, ovo, leite, peixes) e também frituras.
  • Evitar sol, mar, piscina e sauna durante 30 dias.
  • Não coçar, nem arrancar as cascas.
  • Tire suas dúvidas com seu tatuador. Pessoas leigas no assunto não são as mais indicadas para lhe aconselhar.
  • Medicamentos só devem ser usados sob orientação médica.

Após a cicatrização

Os cuidados com a manutenção da tatuagem incluem loção hidratante e bloqueador solar.
Fazer uma tattoo é "para sempre". Protegê-la do sol também. Os raios solares são os responsáveis, ao longo do tempo, pelos danos ao brilho e às cores da tatuagem.
As pessoas se esquecem que os raios solares atravessam quase todos os tecidos (das roupas e os usados em muitos guarda-sóis e/ou tendas de praia) e, também, as nuvens dos dias nublados ou chuvosos.
Portanto, o bloqueador solar (com FPS acima de 40, de preferência) deve ser de uso diário e sua aplicação deverá ser feita uma meia hora antes de sair de casa para se expor ao sol.
O hidratante pode ser aplicado à noite, após banho.
Siga sempre a orientação do seu tatuador e use produtos de boa qualidade. Assim você obterá uma boa cicatrização e, consequentemente, um bom resultado estético final.

Ainda tem dúvidas? Vamos lá...

1 - Como a tatuagem é fixada na pele? Qual camada?
A tatuagem é um desenho resultante do depósito de pigmentos (cores) insolúveis na pele permanecendo indefinidamente.
Esses pigmentos são depositados na derme (2ª camada de pele) através da introdução de agulhas especiais para esse fim.

2 - Como ocorre o processo de cicatrização da tatuagem?
A fixação dos pigmentos na derme decorre de um processo inflamatório local que levará ao aparecimento de células chamadas macrófagos. Essas células tentam "destruir" os pigmentos, não conseguindo, os macrófagos e os pigmentos ficam como que "aprisionados" no local, formando o desenho que o tatuador realizou.
Todo esse processo é bastante complicado e o que se observa a olho nu é a vermelhidão e inchaço no local que pode durar até + ou - 72 horas. Dor ou aumento da sensibilidade dependerá do local tatuado e do próprio cliente.

3 - Devo fazer curativo, sim ou não? Como proceder e quais materiais devo usar?
Imediatamente após a tatuagem é realizado um "curativo" oclusivo com a aplicação de pomada mais uma película protetora.
Esse "curativo" tem a função de proteger a região tatuada de ficar exposta à infecção e traumas.
Normalmente o curativo deve ser repetido se a tatuagem for em uma região de trauma (onde a roupa apertar, por exemplo).
O Número de vezes que o curativo deve ser trocado assim como a duração do período após a tatuagem para a realização do curativo varia de indivíduo para indivíduo.
Mais importante que o curativo é a limpeza do local que deve ser feita só com água e sabonete, evitando produtos químicos (água oxigenada, etc).

4 - Quais pomadas podem ser usadas, durante a cicatrização? E quanto ao uso de hidratantes logo após a cicatrização?
No mercado existem várias pomadas para cicatrização. Como já dito anteriormente, importante mesmo é a limpeza do local. Para melhor cicatrização use somente o produto indicado pelo seu tatuador.
Tatuagens extensas em áreas como o dorso (costas) mais o uso de pomadas oleosas podem causar o aparecimento de espinhas.
Os hidratantes também podem ser usados, principalmente se o cliente tem tempo para várias aplicações por dia. Mas somente após a cicatrização da tatuagem.

5 - Porque não tomar sol na tatuagem durante algum tempo após a cicatrização?
Para que a tatuagem fique o mais perfeita possível a reação inflamatória comentada na pergunta 2 tem que ocorrer sem nenhum problema. Portanto é importante evitar coisas que piorariam essa inflamação.
A infecção seria a pior coisa para a tatuagem. Em um país como o Brasil, onde a exposição solar é muito comum, deve-se ter muito cuidado com a tatuagem. Isso porque os raios solares quando incidem na pele também provocam uma reação inflamatória na pele. Essa reação inflamatória vai "interferir" na tatuagem, o que a olho nu seria visto como um "borrão" nas linhas do desenho. Quanto mais recente uma tatuagem for exposta ao sol será mais fácil ela perder a sua nitidez. O ideal seria evitar o sol na tatuagem por um período de "6" (seis) meses. Para isso usar FPS 45 ou 50. Os pigmentos utilizados na tatuagem são sensíveis ao sol e serão “queimados” com a exposição, portanto para manter sua tatuagem sempre colorida, nítida e com as cores vivas, não esqueça do bloqueador solar.

6 - Posso tomar sauna, entrar no mar ou piscina? Por quê?
Sauna desidrata a pele. Durante os primeiros 7-15 dias deve ser evitada para não acelerar o ressecamento da epiderme (camada mais superficial da pele) que posteriormente formará a famosa "casquinha" que começa a sair na segunda semana. Essa "casquinha" protege a pele durante os primeiros dias do processo inflamatório pós-tatuagem.
O banho de mar na primeira semana também deve ser evitado pelos mesmos motivos, além do risco de contaminação.

7 - Posso tomar banho normalmente, lavar a tatuagem normalmente?
Banho é sempre bom!
A tatuagem pode ser lavada suavemente (sem esponjas, buchas, etc) com sabonete neutro ou indicado pelo seu tatuador.

8 - Posso transpirar na tatuagem?
Mesmo que não pudesse seria muito difícil evitar, não temos como controlar a sudorese.

9 - Posso fazer exercícios físicos?
Pode. Deve-se apenas agir com bom senso: evitar exercícios muito fortes nas primeiras 24 horas, piscina após uma semana e cuidados com roupas de ginástica que podem machucar a tatuagem.

10 – E a alimentação?
Não comer alimentos gordurosos e condimentados (chocolate, derivados de carne suína, ovo, leite, peixes) e também frituras durante os primeiros 7-15 dias. Tudo o que você comer vai para a corrente sanguínea e pode interferir na cicatrização da sua tatuagem, por isso cuide de sua alimentação.

Lembre-se sempre de somente usar os produtos indicados pelo seu tatuador. Amigos, parentes e vizinhos podem dar palpites nos seus cuidados, mas nem sempre estarão bem informados sobre os produtos do mercado, então tome cuidado, pois a tatuagem ficará em você! Ouça sempre o seu tatuador!

«voltar

Desenvolvimento: Cia3 - Agência Digital